sábado, 4 de fevereiro de 2012

No dia 5 de fevereiro é comemorado o dia do Papiloscopista

O sistema de identificação dactiloscópico no Brasil foi regulamentado pelo Decreto 4764, de 05 de fevereiro de 1903; que reconheceu como seguro e eficaz o método de identificação desenvolvido por Juan Vucetich, tendo como base de apoio a análise das papilas dérmicas.
Em 20 de novembro de 1963, o presidente João Goulart assinou o decreto 52.871, que considerava 5 de fevereiro como o Dia do Dactiloscopista, pois, essa data assinalava o aniversário da publicação do decreto 4764/1903, que instituiu o sistema dactiloscópico no Brasil. Atualmente, a denominação utilizada é a de Papiloscopista.
Os profissionais da Papiloscopia, utilizando-se de técnicas e equipamentos especiais, contribuem para a elucidação de crimes de autoria desconhecida, na identificação de cadáveres e tudo que se referir a identificação humana através das papilas dérmicas, prestando um grande serviço à sociedade brasileira.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os colegas Papiloscopistas que em suas jornadas de trabalho, tem oferecido serviços de qualidade para a Polícia e para a sociedade. Marcos Serikawa.

    ResponderExcluir